terça-feira, 19 de julho de 2011

Jack Kirby: o Rei dos quadrinhos sabia sobre os Anunnaki?

image

Essa é uma pergunta que eu faço frequentemente quando passo os olhos sobre duas das principais obras de Jack Kirby (1917-1994), um dos maiores nomes da indústria dos Quadrinhos estadunidenses, co-criador de ícones como o Capitão América, o Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Homem de Ferro, os X-Men originais, Sr. Milagre,Etrigan, o Demônio entre muitos outros personagens, seja ao lado de Joe Simon ou Stan Lee, seja na Marvel ou na DC.

imageA primeira dessas obras, feita para a Editora DC Comics em 1971 foi a série Os Novos Deuses, onde Kirby criou em dois mundos remotos (Nova Gênese, pacífico e liderada por Izaya, o Pai Celestial, eApokolips, sombrio e malévolo, liderado pelo temível Darkseid) raças de seres imortais, autointitulados deuses, dotados de tecnologia avançada.

imageEm seguida, de volta a Marvel, em 1976, Kirby criou os Eternos. Nessa nova saga, seres espaciais e gigantescos, osCelestiais, vieram à Terra cerca de 1 milhão de anos atrás e fizeram experiências com o DNA dos terrestres primitivos, criando três raças: os homo sapiens como nós os conhecemos, os Eternos, dotados de poderes divinos e de imortalidade, e os Deviantes, monstruosos e bélicos. Os Eternos então assumiram para os homens a figura de seus deuses, pois lhe proviam ensinamentos e proteção. A mitologia Inca é fortemente representada nas primeiras edições os Eternos.

O que mais chama a atenção nesse cenário, é que o famoso livro deErich von Däniken, Eram os Deuses Astronautas? foi publicado em 1968, poucos anos antes da criação dos Novos Deuses por Kirby, e Zecharia Sitchin publicou seu primeiro livro, O 12° Planeta, exatamente em 1976, data da criação do Eternos.

Teria Kirby se inspirado nas teorias dos astronautas antigos para criar seus heróis? Infelizmente é uma pergunta que ficará sem resposta.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário