terça-feira, 19 de julho de 2011

Capítulo 4. De Deuses e Semi-Deuses.

A disputa dos Enlilitas com Marduk se expande além das relações entre os deuses, tornando-se uma disputa pela mente e coração dos povos, que formavam os exércitos que iam para guerra em nome dos criadores.

O novo Rei de UR, UR-Nammu (‘A Alegria de UR’), selecionado por Enlil e Anu, era filho de Ninsun, a mãe de Gilgamesh.

Marduk também tinha seu apelo à humanidade. Há tempos, antes do Dilúvio, ele rebelou-se contra todas as tradições e tabus e tomou uma terráquea como sua esposa oficial.

O início do acasalamento de Nefilim e humanas é relembrado; o proveito do Dilúvio (deixar o homem morrer) e a oposição de Enki, o 1º copulador com humanas e pai dos primeiros semi-deuses. Marduk mostra que aprendeu com o pai e se casa com uma. Enki era pai de Adão e Noé.

Marduk reclama com a mãe que não tem esposa e filhos e lhe diz que gosta da filha de um Sumo-Sacerdote, uma musicista (acredita-se que seja ENMERDURANKI, o Bíblico Enoch). A humana, Tsarpanit, concorda e os pais lhe dão sinal verde. Eles têm um filho – EN.SAG – também chamado de ‘O Divino MESH’. Sendo MESH o termo para denotar Semi-Deus.

Como Ensag foi incluído nas Listas de Deuses Sumérios, ele foi o 1º semi-deus que era um deus. Quando ele conduziu humanos em nome do pai, recebeu o epíteto de Nabu – ‘O Porta-Voz’, o ‘Profeta’ (significado literal).

Nabu era o deus-filho das antigas escrituras. Como as profecias Egípcias citavam, seu nome estava ligado à expectativas messiânicas.

Vários Apócrifos, como Os Livros de Enoch, Jubileus e de Noé, registram as relações de Nefilim com humanas.

Uns 200 IGIGI divididos em grupos de 20, descem para tomar humanas. Seu líder era Yegon. Aconteceu no tempo de Enoch.

Segue o relato de uma inseminação artificial no 3º milênio AC na Suméria – o do Rei Eannatum – inscrita na Estela dos Abutres. Não diferente do que ocorreu no Egito com Osíris, Thoth, Íris e Hórus.

Sob o reinado de UR-Nammu, a Suméria floresce e aumenta suas investidas contra as cidades rebeldes ao oeste, terra dos seguidores Amorritas de Marduk, onde Nabu pregava hostilidade contra Enlil Enlilitas o chamavam de ‘O Opressor’.

O povo acusa os deuses Enlilitas de traição e abandono depois da morte trágica de UR-Nammu.

Nabu intensifica a campanha em favor de Marduk transmitindo uma série de profecias que mistura eventos futuros com ocorrência histórica ou alguma deidade. Para dramatizar, presságios são feitos, eventos celestiais acontecerão no Apocalipse, etc. Fome, seca, morte de reis, devastação, templos abandonados. E então chegará a nova Era: o bem prevalecerá, o povo regressará, templos serão restaurados, etc. São profecias pró-Marduk.

Então, há uma terrível previsão:

A incrível Arma de Erra

Sob as terras e o povo

Virá em julgamento”

Erra – ‘O Aniquilador’, um epíteto de Nergal. Antes do fim do século 21 AC, armas nucleares serão liberadas e farão que as profecias sejam reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário